O Complexo de Subluxação Vertebral

Existem 5 componentes da subluxação vertebral que juntos são denominados complexo de subluxação vertebral (CSV), são eles:

Cinesiopatologia:

É o componente ósseo, onde as vértebras estão fora de posição, não se movendo corretamente, causando um mau movimento da articulação, ou estão passando por mudanças físicas, como a degeneração. Isso também provoca a diminuição dos espaços pelos quais passam os nervos, causando a irritação do próprio nervo.

Neuropatologia:

É o mau funcionamento do nervo (lesão e/ou irritação) por compressão, alongamento ou irritação química. Há interrupção do fluxo normal de energia para as fibras do nervo, afetando os sinais que vão do cérebro para o corpo e vice-versa. Estudos demonstraram que apenas uma pequena quantidade de pressão sobre os nervos da coluna vertebral pode ter um impacto profundo na função dos nervos.

Miopatologia:

O componente muscular também está envolvido. Uma vez que os músculos ajudam a manter as vértebras no lugar, e uma vez que os nervos controlam os próprios músculos, os músculos são uma parte integrante de qualquer CSV. Na verdade, os músculos tanto afetam como são afetados pela CSV, alguns exemplos de patologias que acometem os músculos são: hipertonia, espasmo, fibrose, fraqueza e função incorreta ou inadequada.

Histopatologia:

São as alterações patológicas que ocorrem nos tecidos, como fibrose e aderências dos músculos e ligamentos da coluna vertebral, inflamação, inclusive dor, calor, edema e a desidratação e degeneração dos discos interverterias.

Alterações bioquímicas:

O componente químico é quando todos estes componentes do CSV estão agindo em seu corpo, e, portanto, causando algum grau de alterações químicas. Estas mudanças químicas podem ser leves ou pesadas, dependendo de que partes de seu corpo são afetados pelas suas subluxações.

Rua Bento de Andrade, 319
São Paulo, SP 04503-011

tomas@quirots.com

Quiropraxista

ABQ 742

Tel: (11) 2476-1681

WhatsApp: (11) 98800-1646

© 2017 por Tomas Simon Quiropraxia.

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon